domingo, 23 de outubro de 2011

Recorde de Thiago Pereira marca dia de oito medalhas para o Brasil




O sétimo dia de disputa dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara foi lucrativo para o Brasil, que somou mais oito medalhas no quadro geral da competição nesta sexta-feira, sendo três douradas, uma de prata e quatro de bronze. Mais que isso, o país ainda viu o nadador Thiago Pereira somar mais dois ouros, alcançar 12 na história do Pan e superar o recorde do mesatenista Hugo Hoyama como o principal atleta brasileiro no quesito.

Primeiro, com o tempo de 1min57s19 na prova dos 200 m costas, no Complexo Aquático Scotiabank, Pereira superou seu próprio tempo do Pan de 2007, no Rio de Janeiro, quando havia feito 1min58s42 e estabelecido a melhor marca pan-americana. Depois, o atleta viu o time formado por Guilherme Guido, Felipe França, Gabriel Mangabeira e Cesar Cielo triunfar nos 4x100 m medley e levou mais um ouro, já que havia participado da etapa classificatória pela manhã.


Thiago Pereira conquistou seis medalhas no Pan-Americano de 2011 e quebrou recorde de HoyamaA natação ainda rendeu mais duas medalhas ao Brasil. Nos 50 m livre, após fazer o melhor tempo pela manhã, Gracielle Herrmanm superou a marca (25s28), cravou 25s23 e chegou na segunda colocação. Já no 4x100 m medley feminino, a equipe formada por Fabiola Molina, Tatiane Sakemi, Daynara de Paula e Tatiane Barbosa fez 4min07s12, o bastante para conquistar a terceira colocação e, consequentemente, o bronze.

No vôlei de praia, por sua vez, o país confirmou o favoritismo da dupla feminina formada por Juliana e Larissa e sagrou-se bicampeão do torneio na modalidade. As brasileiras bateram as mexicanas Mayra Garcia e Bibiana Candelas por 2 a 1, com parciais de 21/15, 22/24 e 22/20, em partida marcada por "drama" no último set, com diversos match points para ambas as equipes, e pressão da torcida local, que lotou a arena.

Já no masculino, Alison e Emanuel venceram os "donos da casa" Aldo Miramontes e Ramon Virgen por 2 sets a 1, com 21/19, 20/22 e 15/6, e se classificaram à decisão.

O Brasil também levou prêmios em outras modalidades. No nado sincronizado, por exemplo, Giovana Stephan, Joseane Costa, Lorena Molinos, Maria Eduarda Pereira, Pamela Nogueira, Jessica Gonçalves, Maria Bruno e o dueto Lara e Nayara garantiram mais um bronze na prova de dueto. Outra modalidade medalhista foi o tiro esportivo, com Bruno Heck, que ficou em terceiro nos 50 m.

Já na madrugada de sábado, Rogério Dutra Silva, que disputará o ouro na chave simples de tênis, conquistou o bronze da modalidade nas duplas mistas ao lado da Ana Clara Duarte.

Demais esportes:

No boxe, o brasileiro Everton Lopes estreou com uma importante vitória em combate pelo peso meio-médio-ligeiro (até 64 kg). O lutador, que foi prata no Pan de 2007 pelos leves (até 60 kg), enfrentou o dominicano Ricardo García e venceu ainda no segundo assalto por nocaute técnico.

O país também foi bem no basquete, vencendo o Canadá pelo placar de 78 a 53. Já o handebol, sob vaias dos torcedores locais, atropelou o México na semifinal por 43 a 12 e avançou à decisão.

No futebol, por outro lado, a Seleção de Ney Franco decepcionou, apenas empatou com o frágil time de Cuba e agora precisa derrotar a Costa Rica no próximo domingo para evitar um vexame histórico e passar à próxima fase.

Nenhum comentário:

Postar um comentário